Linha 16 Violeta do Metrô
A Linha 16 Violeta promete ligar a região dos Jardins até Cidade Tiradentes, com 32 km de extensão.
Sobre a obra:
A Linha 16-Violeta é um projeto de metrô de São Paulo que conectará a região dos Jardins (Zona Oeste) ao bairro Cidade Tiradentes (Zona Leste). A primeira fase do projeto, com 19 km e 16 estações, conectará Teodoro Sampaio a Abel Ferreira e visa integrar o transporte público com a região, passando perto de parques como Ibirapuera e Aclimação.
A linha completa terá 31,9 km e 23 estações, ligando Oscar Freire a Cidade Tiradentes. Contará com 8 pontos de integração com outras linhas de metrô e trem, como a Linha 4-Amarela na estação Oscar Freire e a Linha 1-Azul na estação Ana Rosa. A primeira fase ligará Teodoro Sampaio a Abel Ferreira, com a segunda fase estendendo a linha até Cidade Tiradentes.
As estações da primeira fase incluem Teodoro Sampaio, Oscar Freire, Ibirapuera, Ana Rosa e Anália Franco, com a integração com o Parque Ibirapuera e outros parques da cidade. Linha dos Parques: A linha também será conhecida como "Linha dos Parques" por levar o metrô para perto de parques como o Ibirapuera, Aclimação e o Parque da Independência.
IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO DA LINHA 16 VIOLETA
A construção da Linha 16-Violeta do Metrô de São Paulo trará impactos tanto positivos (a longo prazo) quanto negativos (durante as obras) para os moradores das regiões abrangidas, que incluem Pinheiros, Jardins, Vila Mariana, Ipiranga, Mooca e Vila Formosa, estendendo-se até Cidade Tiradentes no projeto completo.
DESAPROPRIAÇÕES:
A principal preocupação dos moradores e comerciantes é a possibilidade de desapropriação de imóveis para a construção de estações, poços de ventilação e do pátio de manutenção. Embora os decretos já existam, o perímetro exato ainda pode ser ajustado, e consultas públicas estão sendo realizadas para ouvir a população impactada. Como qualquer obra de grande porte, haverá impactos no trânsito local, aumento de ruído, poeira e movimentação de maquinário pesado nas áreas próximas aos canteiros de obras. Associações de moradores e comerciantes, como na Mooca, já se manifestaram contra a localização prevista para o pátio de manobras, devido ao impacto na dinâmica local.
CONCLUSÃO DA OBRA:
De fato essa obra trará uma melhora significativa na mobilidade conectando a Zona Leste à Zona Oeste,
reduzindo drasticamente o tempo de viagem para milhares de pessoas. Os moradores terão acesso facilitado a diversas regiões da cidade, incluindo importantes polos de educação (linha das universidades) e áreas de lazer como o Parque Ibirapuera e o Parque da Aclimação. A
migração de usuários do transporte individual ou por ônibus para o metrô deve diminuir o congestionamento nas vias de superfície e reduzir a emissão de poluentes e gases de efeito estufa na cidade. E, historicamente, a chegada de uma linha de metrô valoriza os imóveis no seu entorno, tanto residenciais quanto comerciais, devido à maior facilidade de acesso.



