Linha 20 Rosa do Metrô

A Linha 20-Rosa do Metrô é um projeto que objetiva conectar Santo André com a região da Lapa.

Sobre a obra:

A Linha 20-Rosa é um projeto da Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô, que conectará o ABC paulista à zona oeste da cidade, com extensão prevista de 33 km e 24 estações. A linha vai desde Santo André e São Bernardo do Campo até a Lapa, com a proposta de integrar diferentes regiões e reduzir o tempo de viagem para os passageiros do ABC.

Esse projeto terá um impacto significativo no transporte público da região, com o objetivo de conectar os passageiros do ABC à zona oeste de São Paulo e facilitar o acesso ao centro da cidade, quando concluída, a linha deve transportar 1,29 milhão de passageiros ao dia. A linha irá de Santa Marina (Linha 6-Laranja) até Santo André, passando por importantes áreas da cidade e do ABC, e fará conexão com outras linhas de Metrô e CPTM, como a 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás, 6-Laranja, 7-Rubi, 8-Diamante e 10-Turquesa.

O impacto da Linha 20-Rosa para os moradores:


É uma mistura de benefícios e desafios significativos. Os benefícios incluem a melhoria da mobilidade, com redução de tempo de viagem em até 60% e potencial para tirar carros das ruas, o que também leva à economia de custos e melhora na qualidade do ar, como detalhado no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apresentado pela AEAMESP. Por outro lado, os desafios incluem a necessidade de desapropriação de cerca de 680 imóveis, problemas de mobilidade durante a construção, riscos ao patrimônio cultural e ambiental, e incertezas sobre a eficácia das medidas mitigadoras. 


Desafios e preocupações:


  • Desapropriações: Cerca de 680 imóveis serão desapropriados e demolidos ao longo do trajeto entre a Zona Oeste da capital e Santo André, o que causará transtornos para os moradores e comerciantes.
  • Impacto no comércio: Comerciantes podem ser afetados pelas desapropriações e pela interrupção das atividades durante a construção. É necessário um plano de compensação financeira e garantia da continuidade das atividades comerciais.
  • Impacto ambiental: Existem preocupações ambientais, como a necessidade de manejo de áreas contaminadas, intervenção em Unidades de Conservação e a supressão de árvores.
  • Patrimônio cultural: Haverá necessidade de preservação do patrimônio histórico e cultural nas áreas onde as obras serão realizadas.
  • Especificidades regionais: Moradores e comerciantes da região de Jardins, por exemplo, questionam o novo traçado, que pode evitar a passagem pelo eixo da Faria Lima, e pedem mais atenção às suas necessidades.
  • Especulação imobiliária: Existe a preocupação de que a construção da linha possa impulsionar a especulação imobiliária na região, afetando a qualidade de vida dos moradores. 

Lista de serviços